Feynman

Em 1953, Richard Phillips Feynman deu um curso de mecânica quântica no CBPF. Segundo Alberto Sirlin [1], havia alunos brasileiros – Samuel MacDowell, Erasmo Ferreira, Luiz Carlos Gomes – um aluno norte-americano de sobrenome Dobbs e dois alunos vindos de Buenos Aires – Daniele Amati e o próprio Sirlin.

O curso, dado em português, utilizava o formalismo de integrais de caminho que viria a ser disseminado em livro [2], anos depois. Amati e Sirlin alternaram-se na produção de notas de aula, manuscritas e redigidas em castelhano, cuja ampla divulgação, por seu valor histórico e didático, é o objeto deste portal. Elas foram doadas por Amati e retornaram ao CBPF graças a nossa ligação, de exatos 42 anos.

Daniele e Miguel Angel Virasoro acolheram-me generosamente quando cheguei ao CERN, em 1980, após o doutorado em Princeton, recomendado por Juan José Giambiagi. Os três foram meus mentores argentinos – Daniele é, na verdade, ítalo-argentino – com quem sempre pude contar e aprender, de física e de vida. Tornamo-nos grandes amigos.

Do trio, apenas Daniele sobrevive, ativo pesquisador de 90 anos, cuja bela biografia, em italiano, pode ser acessada em [2]. Graças a ele, tomei conhecimento da existência das notas quando de minha última participação, em 2019, no Conselho Científico do ICTP de Trieste, que integrei por dez anos.

Ao longo de uma década, nunca deixei de visitar Daniele nas idas anuais a Trieste. Na de 2019, ele me entregou os originais das notas, para que elas fossem digitalizadas e disponibilizadas em um portal no CBPF, retorno físico e simbólico a seu local de origem. O gesto desprendido era certamente uma prova de apreço pela instituição.

Ao chegar ao Rio, contatei outro amigo de longa data, Ronald Cintra Shellard, diretor do CBPF à época, que logo concordou com a ideia de criar um portal especial para as notas. Pensamos também em deixar os originais em exposição, junto a outros documentos de valor histórico, e Shellard ficou encarregado de engajar o pessoal da biblioteca no projeto.

Tudo isso ocorreu em meados de 2019, quando o Centro passava por tempos difíceis, às voltas com problemas orçamentários que persistem ainda hoje. Na sequência, a pandemia esvaziou o CBPF, pois os pesquisadores trabalhavam remotamente, e o projeto não avançou. Até que, em novembro de 2021, recebi uma mensagem de correio eletrônico que o recolocou em marcha.

Na mensagem, Daniele reclamava da demora e pedia minha intervenção. Liguei para o Shellard. Com seu estilo blasé, que eu bem conhecia, ele me tranquilizou e disse que cuidaria de dar andamento ao projeto, tão logo saísse da emergência do hospital em que se encontrava naquele exato momento. Foi quando eu soube que ele estava em tratamento, há mais de ano.

Treze dias depois, Ronald Shellard viria a falecer, aos 73 anos, notícia que abalou toda a comunidade científica brasileira. Semanas depois, ainda sob o efeito e a tristeza daquela perda, em reunião com Márcio Albuquerque, diretor em exercício, e Nilton Alves Jr., chefe da biblioteca, decidimos que o projeto seria concluído o quanto antes, como teria feito o Shellard se ainda estivesse conosco.

Com total apoio do Márcio, Nilton produziu cópias digitalizadas e construiu o portal. Foi também dele a ideia de ter textos dos “alunos escribas”, bem como um texto meu contando a história do retorno dos originais. Descobri o ótimo texto de Sirlin sobre Feynman no ArXiv, que descreve detalhadamente o curso. Como Daniele o subscreve integralmente, ele reflete o rico testemunho dos dois “escribas”.

Alberto Sirlin faleceu recentemente, em fevereiro de 2022. Teve uma carreira brilhante, que encerrou como Professor Emérito da New York University. Deixou um legado de importantes contribuições à física de partículas e campos, sobretudo em cálculos de alta precisão, área em que foi pioneiro.

Daniele Amati segue em Trieste. Frequenta a SISSA diariamente, mantém-se ativo em pesquisa na área de cognição e continua a ser uma referência internacional em física de partículas e campos. De sua biografia infere-se a importância, qualidade e diversidade de suas contribuições, e seu papel fundamental na estruturação e no fortalecimento de instituições científicas, tanto na Divisão Teórica do CERN, como na direção da SISSA.

Este portal exibe um curso de mecânica quântica que leva a marca inconfundível da genialidade de Richard Feyman. As notas foram escritas pelos dois alunos que ele mais impactou com o curso, como bem explicado no texto de Sirlin [1]. Nada mais justo que dedicá-lo ao mestre Feynman e a seus diletos alunos Daniele Amati e Alberto Sirlin.

Rio de Janeiro, 28 de março de 2022

Carlos Alberto Aragão de Carvalho

Referências

Notas de aula

Abaixo, disponíveis para Download, as notas de aula do curso ministrado pelo Feynman no CBPF.