Iniciativas
- Planos Nacionais de Ação (PNA)
- CoNCienciA
- Princípios FAIR
- OAIS (Open Archival Information System)
Planos Nacionais de Ação (PNA)
São planos bienais de conteúdo estratégico, contendo orientações sobre atividades para o alcance de objetivos relativos aos princípios e às diretrizes norteados pelo OGP - Open Government Partnership.
Os planos de ação são criados pelos próprios países membros da OGP, onde cada país participante especifica quais são os seus compromissos e quais as estratégias para concretizá-los.
CoNCienciA
O CoNCienciA é um consórcio, lançado em 22 de março de 2022. Reúne instituições brasileiras de ensino e pesquisa, com o objetivo de incentivar a criação de repositórios abertos de dados de pesquisa em território nacional e apoiar sua governança por meio da atribuição de identificadores persistentes, conhecidos como Digital Object Identifier (DOI), a cada um dos conjuntos de dados neles depositados.
O CoNCienciA estabelece bases de cooperação técnica e operacional às instituições afiliadas, visando à promoção de atividades de incentivos à prática da Ciência Aberta. Participam desse consórcio, como membros fundadores o CNPq, o Ibict, a Embrapa, a Fiocruz e o CBPF.
Princípios FAIR
Os princípios FAIR são resultados da preocupação da comunidade científica internacional em garantir a qualidade dos repositórios de dados de pesquisa, de forma que esses repositórios atendam aos fatores primordiais para ampliar as possibilidades de inclusão e acesso à dados de pesquisa.
É um conjunto de princípios orientadores para tornar os dados Localizáveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis.
- Achável, no sentido de que o objeto de dados precisa ser identificado e persistente.
- Acessível, através de protocolos bem definidos.
- Interoperável, sendo processado por máquina, e que utilizam vocabulários e/ou ontologias compartilhadas, sintaxicamente interpretados e semanticamente acessíveis por máquina.
- Reutilizável, em sua descrição, podendo ser integrados com outras fontes de dados.
OAIS (Open Archival Information System)
O Open Archival Information System é um modelo de referência internacional, formalizada pela norma ISO 14.721/2003. É um esquema conceitual que disciplina e orienta sistemas de arquivo dedicados à preservação, à manutenção e ao acesso a informações digitais por longo prazo. O sistema orienta o processo de informação, desde de sua produção, passando a gestão e administração de dados, finalizando nas orientações de consumo.