O Lab3i no CBPF
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), dentro das suas mais diversas atribuições, tem como objetivo fomentar a pesquisa de física e incentivar a formação de novos pesquisadores no Brasil, além de desenvolver pesquisas de ponta. Essas pesquisas trazem uma cadeia de necessidades que envolvem soluções de diversas áreas, dentre elas: redes de computadores, eletrônica, mecânica e computação de alto desempenho.
Além disso, temos como característica uma habilidade em nosso DNA que faz toda a diferença: a busca por expandir as fronteiras da física, trazendo conhecimentos que viabilizem o sucesso e a inovação necessárias para os nossos projetos. Estamos sempre ligados nos avanços tecnológicos para criar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável do País.
IoT
A Internet das Coisas (IoT) surgiu a partir da transformação digital trazida com a indústria 4.0. Essa tecnologia é utilizada para conectar coisas como relógios, celulares, veículos e equipamentos à internet, formando uma rede capaz de trocar dados para diversas finalidades.
Seguindo essa visão de inovação e integração, foi criado através do Núcleo de Informação e Biblioteca (NIB), o Laboratório de Informação, Instrumentação e IoT (Lab3i), que nasceu com o intuito de aplicar no CBPF o potencial que a Internet das Coisas possui na convergência entre as áreas de pesquisa, indústria e de negócios.
O laboratório está situado na biblioteca e faz parte do Núcleo de Informação e Biblioteca (NIB). O Lab3i foi planejado com a proposta de disseminar, através do ensino e pesquisa, a cultura necessária para que as pessoas sejam capazes de entender e utilizar a tecnologia da Internet das Coisas. Com isso o Lab3i é capaz de liderar o desenvolvimento de soluções na grande área de IoT dentro do CBPF, criando soluções para pesquisas e laboratórios. Além de apoiar as necessidades da biblioteca no atual momento de transição e trazer a inovação que o setor necessita.
Estrutura
O Lab3i possui toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de todas as etapas dos projetos IoT, contando com uma vasta gama de sensores, dispositivos para computação de borda, névoa e nuvem.
Além disso, o laboratório conta com um ambiente de virtualização baseado, mas não restrito, no VMware, switch da CISCO para estudos de comunicação em rede e segurança, duas impressoras 3D e uma sala adequada para ministrar aulas e workshops.
O seu corpo técnico é qualificado para o desenvolvimento de sistemas voltados para a gestão da informação, no desenvolvimento de soluções completas de controle e monitoramento para laboratórios, além de orientar alunos e ministrar uma disciplina no programa de Mestrado Profissional do CBPF.