História (informal) de uma coleção de livros sobre Einstein

Sinto-me extremamente feliz em saber que minha coleção de livros e objetos sobre o físico de origem alemã Albert Einstein (1879-1955) está agora sob os cuidados do Núcleo de Informação C&T e Biblioteca (NIB), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), instituição científica de renome internacional.

Acredito que a coleção – entre livros de e sobre Einstein, bem como uma gama de objetos relacionados ao idealizador de teorias que mudaram a física do século passado – tenha milhares de volumes. Talvez, seja a maior da América Latina.

Gostaria de contar aqui – talvez, abusando da paciência de quem for ler este relato informal – como se deu meu interesse por Einstein, pois essa história (pelo menos, para mim) tem acasos peculiares.

Ela começa com a visita minha e da minha mãe ao apartamento de uma vizinha, a saudosa Dona Lourdinha Giantalia, no mesmo prédio em que morávamos, na rua Inglez de Souza 239, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo (SP). Em certo momento, Dona Lourdinha nos levou ao quarto do filho, Sérgio (hoje, administrador de empresas), e minha mãe notou um quadro na parede. Nele, estava estampada a cara de um senhor de cabelos brancos desgrenhados e com a língua de fora.

Minha mãe, curiosa, pergunta quem é a personagem. “Acho que foi o inventor da pílula anticoncepcional”, respondeu nossa anfitriã. Eu tinha uns oito anos de idade, mas já conhecia a função desse medicamento, cuja simples menção, à época (segunda metade da década de 1960), era tabu – principalmente, na presença de crianças.

Fiquei com aquela imagem e explicação na memória.

Einstein, supostamente o ‘inventor da pílula’

Crédito: Wikimedia commons

Vendedor de livros

Anos depois, alguém toca a campainha de meu apartamento – nós morávamos, de aluguel, no número seis; Dona Lourdinha, proprietária, no nove. Era um vendedor de livros – mais especificamente, da Enciclopédia Conhecer, da Abril Cultural. Ele entrou e, com alguma ajuda minha, conseguiu convencer minha mãe, costureira, a comprar os livros, o que a obrigou a assinar cerca de uma dúzia de notas promissórias.

A aquisição deve ter causado abalo significativo no orçamento familiar mensal – não me lembro da reação de meu pai, português, mas suponho que ele, por ser algo relacionado à educação dos filhos, não deva ter reclamado (muito). Talvez, tenha visto no ato equidade: minha irmã, Cynthia Helena, mais velha do que eu, tinha a coleção completa do Jorge Amado (1912-2001) na estante do corredor.

Eu estava nas nuvens com a enciclopédia: agora, podia folhear páginas e páginas coloridas, ao pé da máquina de costura, onde costumava ficar quando minha mãe trabalhava (às vezes, com dores na coluna amenizadas por altas doses do analgésico Beserol). Olhava cada uma atentamente. E, se interessado, lia a totalidade ou parte do verbete.

Conhecer, na qual descobri que Einstein era... cientista

Crédito: Wikimedia commons

Certo dia, deparo-me, numa das páginas da Conhecer, com o tal ‘velho linguarudo’. E, para minha surpresa, ele era um físico famoso – e, no texto, não havia única palavra sobre ele ter inventado a pílula. A empatia eu-Einstein foi imediata. A partir daí, confeccionei um caderninho artesanal – pena que o perdi – em que anotava tudo que lia e ouvia sobre esse cientista.

Comprei meu primeiro livro sobre Einstein lá pelos 12 anos de idade. E aqui começa a história de minha coleção sobre ele. E não parei mais. Lia tudo que podia – algumas obras, vistas anacronicamente, eram uma porcaria.

De sebo em sebo

Cresci, fui para a graduação em física na Universidade de São Paulo – eu era aluno medíocre, pois só me interessava por história da ciência (especialmente, da física). Tornei-me professor de física e matemática (ainda como graduando) do Ensino Médio. Depois, virei jornalista de exatas, começando minha carreira no então Jornal do Cambuci (hoje, Jornal do Cambuci & Aclimação), indo depois para o hoje finado caderno Ciência, da Folha de S. Paulo. Posteriormente, ao me mudar para o Rio de Janeiro (RJ), passei a trabalhar na Ciência Hoje, revista de divulgação científica com a qual colaboro orgulhosamente até hoje na área de exatas.

E segui vasculhando cada centímetro quadrado de sebos no Brasil e no exterior. Em minhas viagens internacionais, dedicava bom tempo a essa caça. De Londres (1996-97), escrevia para duas revistas brasileiras (Superinteressante e Marie Claire), enquanto minha mulher, Alicia Ivanissevich, também jornalista de ciência (à época, editora de ciência e medicina no Jornal do Brasil), fazia seu mestrado.

Na Inglaterra, consegui aumentar substancialmente minha coleção. Na viagem de volta, os livros ocupavam mais de uma mala.

Carl Djerassi, ‘o’ inventor da pílula

Crédito: Wikimedia commons

Obras raras

Quando a coleção chegou a centenas de livros, passei a buscar as obras raras. Duas delas, presentes na coleção, eu as encontrei em um sebo em frente ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro (RJ), onde comprei por preço irrisório a primeira edição da primeira biografia de Einstein, bem como o livro feito pela comunidade judaica de Berlim para comemorar os 50 anos de idade do Nobel de Física de 1921 – este último, com tiragem de 600 exemplares, acho. As duas obras em alemão.

A coleção tem outros volumes muito raros e grande quantidade de livros sobre história da física. Destaque para as obras sobre a relatividade geral, do início da década de 1920, publicadas logo após a comprovação histórica, em 1919, dessa teoria da gravitação.

A doação para o NIB-CBPF tem boa dose de suvenires – colegas que viajavam ao exterior, sabendo que eu era aficionado por Einstein, me traziam bonequinhos, lápis, canecas, calendários, fotos, ímãs de geladeira...

Li, acho, cada um dos livros da coleção, sempre com o hábito de fazer anotações nas margens. Por volta de 2000, recebi convite para escrever uma biografiazinha despretensiosa de Einstein, o que fiz com prazer, em linguagem bem simples, para o grande público. Hoje, Einstein – o reformulador do universo está publicado pela editora Contraponto, do Rio de Janeiro (RJ), e todos os direitos autorais da obra vão para instituições de proteção animal – vegano, milito nessa área há anos.

Repito aqui o que já escrevi: a doação de minha coleção einsteiniana foi a melhor coisa que deixei para o Brasil – moro hoje em Buenos Aires. Foi a forma de pagar a educação que o país me deu. E fico muitíssimo contente que ela esteja no CBPF, que, para mim, sempre foi uma segunda casa – minha tese de doutorado tem muito a ver com a bela história dessa instituição, cuja fundação foi um ponto de virada na ciência do Brasil e da América do Sul.

Apartamento de Dona Lourdinha, no 2º andar, de frente, com varanda

Crédito: Cynthia Helena L. V. Soldani

E, para finalizar, agradeço à Dona Lourdinha – que fumava uns bons maços de Hollywood sem filtro por dia, alternando cada cigarro com um golezinho de café (frio ou quente), sempre acompanhada de seu pequinês, neurótico e bravo, que latia como um louco quando Seu Nenê, o marido de minha vizinha, chegava do trabalho. E ao Sérgio, o filho, por ter pendurado em seu quarto a foto do ‘inventor da pílula anticoncepcional’.

E, claro, àquele vendedor anônimo de enciclopédias, cuja habilidade nas vendas mudou para sempre minha vida.

Cássio Leite Vieira

jornalista e historiador da física

Buenos Aires, 18/04/22


Mostrar coleção
  • ALBERT Einstein. Barcelona, SPA: Rueda, [1996?]. 199 p.
  • ALBERT Einstein: correpondencia con Michele Besso. Barcelona, SPA: Metatemas, 1994.
  • ALVES, José Jerônimo de Alencar. Luzes encurvam-se no céu: Einstein mito e ciência. Belém, PA: Universidade Federal do Pará, 2000. 84 p.
  • ARENAS GÓMEZ, Albino. Albert Einstein. Madrid, SPA: Edimat Libros, [2005]. 190 p.
  • AVALON, Manville (Org.). Einstein por ele mesmo. São Paulo, SP: M. Claret, 1992. 175 p.
  • BAIERLEIN, Ralph. Newton to Einstein: the trail of light : an excursion to the wave-particle duality and the special theory of relativity. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1992. 329 p.
  • BALIBAR, Françoise. Einstein: uma leitura de Galileu e Newton: espaço e relatividade. Lisboa, Portugal: Edições 70, 126 p.
  • BALIBAR, Françoise. Einstein: decoding the universe. New York, NY: Gallimard, 2001.
  • BASSALO, José Maria Filardo; CARUSO, F. Einstein. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2013. 290 p.
  • BELLER, Mara; RENN, Jürgen; COHEN, R. S. (Ed.). Einstein in context: a special issue of science in context. New York, NY: Cambridge University Press, 1993.
  • BERNSTEIN, Jeremy. Albert Einstein and the Frontiers of Physics. Oxford, UK: Oxford University Press, 1996.
  • BERNSTEIN, Jeremy. As ideias de Einstein. São Paulo, SP: Cultrix, c1973. 190 p.
  • BODANIS, David. E=mc²: uma biografia da equação que mudou o mundo e o que ela significa. Rio de Janeiro, RJ: Ediouro Publicações S.A., 2001. 327 p.
  • BODANIS, David. Einstein: biografia de um gênio imperfeito. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2017. 287 p. ISBN 9788537816653.
  • BOHM, David. A teoria da relatividade restrita. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2015. 297 p.
  • BONDI, Hermann. Relativity and common sense: a new approach to Einstein. New York, NY: Dover, 1964. xi, 177 p. ISBN 0486240215.
  • BORN, Max; LEIBFRIED, Günther; BIEM, Walter (Clb.). Einstein's theory of relativity. Rev. ed. New York, NY: Dover, 1965. vii, 376 p.
  • BOTTO, Carlos Penna. O néo-relativismo einsteiniano. Rio de Janeiro, RJ: Imprens Naval, 1926.
  • BRAUN, Eliezer. Una faceta desconocida de Einstein. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica, 1993.
  • BROGLIE, Louis de (Et al). Einstein. New York, NY: Peebles Press, 1979. 219 p.
  • BROGLIE, Louis de. Einstein. Paris, FR: Hachette, 1966.
  • BROWN, James. The life & times of Albert Einstein. New York, NY: Shooting Star Press, 1994.
  • BRUCE, Colin. The Einstein paradox: and other science mysteries solved by Sherlock Holmes. Reading, Mass.: Perseus Books, 1997.
  • CAHN, Willian. A pictorial biography. New York, NY: The Citadel Press, 1955. 125 p.
  • CALDER, Nigel. Einstein's Universe. New York, NY: Viking Press, 1979.
  • CALDER, Nigel. O universo de Einstein. 2. ed. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1994. 174 p.
  • CAMPOS, Carlos. Reflexões sobre a relatividade. Rio de Janeiro, RJ: José Olympio, 1948.
  • CANALES, Jimena. The physicist & the philosopher: Einstein, Bergson, and the debate that changed our understanding of time. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2015. 479 p.
  • CASSIDY, David C. Einstein and our world. Amherst, NY: Humanity Books, 1998.
  • CIÊNCIA & ambiente: Einstein. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2005. 182 p.
  • CLARET, Martin (Coord.); SIMÕES JUNIOR, José Geraldo (Trad.). O pensamento vivo de Einstein. 5. ed. São Paulo, SP: Martin Claret, 1984. 109 p. (O Pensamento vivo ; 1).
  • CLARK, Ronald. Einstein: the life and times and ilustrated biography. New York, NY: Wings Books, 1984. 368 p.
  • COLEMAN, James A. Relativity for the Layman: a simplified account of the history, theory, and proofs relativity. New York, NY: Penguin, 1959.
  • COLES, Peter. Einstein and the birth of big science. Cambridge, UK: ICON Books, 2000. 73 p.
  • COUDERC, Paul. La relativité. Paris, FR: Presses Universitaires de France, 1954. 135 p. (Que sais-je? ; 37).
  • COVO TORRES, Javier. Einstein, relativamente fácil. Rio de Janeiro, RJ: Gryphus, 1996. 134 p.
  • CUNY, Hilaire. Albert Einstein. Paris, FR: Éditions Seghers, 1961.
  • CURY, Fernanda. Albert Einstein: o grande gênio. São Paulo, SP: Minuano, [19--]. 114 p.
  • DAVIES, P. C. W.; KORYTOWSKI, Ivo (Trad.). O enigma do tempo: a revolução iniciada por Einstein. Rio de Janeiro, RJ: Ediouro Publicações S.A., 1999. 413 p. ISBN 8500330503.
  • DE FLORENTIIS, Giuseppe. Lo scienziato della relatività. Milano, Itália: U. Mursia & C., c1971. 139 p.
  • EDDINGTON e Einstein: verificação experimental da Teoria da Relatividade generalizada na Ilha de Príncipe. Lisboa, Portugal: Gradiva, 1992.
  • EINSTEIN, Albert. Albert Einstein. Porto Alegre, RS: L&PM, 1973.
  • EINSTEIN, Albert. Conceptions scientifiques, morales et sociales. Paris, FR: Flammarion, 1952.
  • EINSTEIN, Albert. De mis ultimos años: convicciones y creencias ; ciencia ; asuntos publicos ; ciencia y vida ; personalidades ; mi pueblo. Madrid, SPA: Aguilar, 1951.
  • EINSTEIN, Albert. Einstein on peace. New York, NY: Avenel Books, 1960. 704 p.
  • EINSTEIN, Albert. Escritos da maturidade. São Paulo, SP: Nova Fronteira, 1994. 303 p.
  • EINSTEIN, Albert. Essential Einstein. San Francisco, CA: Pomegranate Artbooks, 1995. 120 p.
  • EINSTEIN, Albert. Este es mi pueblo. Buenos Aires, AR: Leviatan, 1989. 142 p.
  • EINSTEIN, Albert. Gelegentliches: zum fünfzigsten Geburtstag 14. März 1929 dargebracht von der Soncino-Gesellschaft der Freunde des Jüdischen Buches zu Berlin. Berlin, GER: Soncino-Gesellschaft der Freunde des Ju¨dischen Buches zu Berlin, 31 p.
  • EINSTEIN, Albert. Lettres a Maurice Solovine. Paris, FR: Gauthier-Villars, 1956. 139 p.
  • EINSTEIN, Albert. Notas autobiográficas. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1982. 88 p.
  • EINSTEIN, Albert. O poder nu: reflexões sobre a guerra e a paz 1914-1955. São Paulo, SP: Rotterdan, 1991.
  • EINSTEIN, Albert. Relativity: The special and the general theory ; a popular exposition by Albert Einstein ; authorised translation by Robert W. Lawson, University of Sheffield. New York, NY: Wings Books, 1961.
  • EINSTEIN, Albert. Sidelights on relativity. New York, NY: Dover, 1983.
  • EINSTEIN, Albert. Sobre la teoría especial y la teoría general de la relatividad: el significado de la relatividad. Barcelona, SPA: Planeta Agostini, 1985. 237 p.
  • EINSTEIN, Albert. The collected papers of Albert Einstein. New Jersey: Princeton University Press, 1993. 724 p.
  • EINSTEIN, Albert. The meaning of relativity. London, UK: Methuen, 1950. 145 p.
  • EINSTEIN, Albert; ANDRADE, H. P. de (Trad.). Como vejo o mundo. 17. ed. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1981. 213 p.
  • EINSTEIN, Albert; DUKAS, Helen; HOFFMANN, Banesh (Org.); COIMBRA, Lucy de Lima (Trad.). Albert Einstein, o lado humano: rápidas visões colhidas sem seus arquivos. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1984. ISBN 0691082318.
  • EINSTEIN, Albert; DUKAS, Helen; HOFFMANN, Banesh (Ed.). Albert Einstein, the human side: new glimpses from his archives. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1979. viii, 167 p. ISBN 0691082318.
  • EINSTEIN, Albert; INFELD, Leopold. A evolução da física: o desenvolvimento das ideias desde os primitivos conceitos até à relatividade e aos quanta. São Paulo, SP: Livros do Brasil, 1934.
  • EINSTEIN, Albert; MAYER, Jerry (Comp.). Bite-size Einstein: quotations on just about everything from the greatest mind of the twentieth century / |c compiled by Jerry Mayer and John P. Holms.. New York, NY: St. Martin Press, 1996.
  • EINSTEIN, Albert; RENN, Jürgen; SCHULMANN, Robert J. (Org.); NÓBREGA, Thelma Médice (Trad.). Albert Einstein - Mileva Maric': cartas de amor. Campinas, SP: Papirus, 1992. 352 p. ISBN 0517536617.
  • EINSTEIN, Albert; SEELIG, Carl (Ed.). Ideas and opinions. London, UK: Alvin Redman, 1973.
  • EINSTEIN, Albert; SILVA, Mário (Trad.). O significado da relatividade: com a teoria relativista do campo não simétrico. Coimbra: Armênio Amado, 1984.
  • EINSTEIN, Albert; SOLOVINE, Maurice (Trl.). Quatre conférences sur la théorie de la relativité faites à l'Université de Princeton. Paris, FR: Gauthier-Villars, 1955. 96 p.
  • EINSTEIN, Elizabeth Roboz; CLARK, Ronald. Hans Albert Einstein: reminiscences of his life and our life together. Iowa, USA: University of Iowa, 1991.
  • EINSTEIN. São Paulo, SP: Instituto Sangari, 2008. 100 p.
  • FABRE, Lucien. Une nouvelle figure du monde: les the´ories d'Einstein. Paris, FR: Payot, 1922. 255 p.
  • FAROUKI, Nayla. La relativité: Un exposé pour comprendre, un essai pour réfléchir. France: Dominos Flammarion, c1993. 125 p.
  • FÖLSING, Albrecht. Albert Einstein: a biography. Estados Unidos: Penguin, 1987. 882 p. ISBN 0140237194.
  • FRANK, Philipp; ROSEN, George (Trad.); KUSAKA, Shuichi (Ed.). Einstein: his life and times. New York, NY: Alfred A. Knopf, 1947. xi, 298 p.
  • FRENCH, A. P. (Ed.). Einstein: a centenary volume. London, UK: Heinemann, 1979. 332 p.
  • FREUNDLICH, Erwin; EINSTEIN, Albert (Col.); PLANS Y FREYRE, José María (Trad.). Los fundamentos de la teoría de la gravitación de Einstein. Madrid, SPA: Calpe, 1920.
  • FRIEDMAN, Alan J.; DONLEY, Carol C. Einstein as myth and muse. New York, NY: Cambridge University Press, 1989.
  • FRITZSCH, Harald. An equation that changed the world: Newton, Enstein and the theory of relativity. Chicago, Ill.: University of Chicago Press, 1994.
  • GARBEDIAN, H. Gordon; SOUZA, Julio Cesar de Mello e (Trl.). Einstein, o criador de universos. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: José Olympio, 1946. 355 p. (O romance da vida ; 19).
  • GARDNER, Martin. Relativity for the million. New York, NY: Macmillan & Co., c1962. 182 p.
  • GAROZZO, Filippo. Albert Einstein. São Paulo, SP: Ed.Três, 1974. 153 p.
  • GOLDSMITH, Donald; LIBBON, Robert. The Ultimate Einstein. New York, NY: Byron Preiss Multimedia Books, 1997. 216 p.
  • GOLGHER, Isaías. O universo físico e humano de Albert Einstein. Belo Horizonte, MG: Oficina de livros, 1991.
  • GOMÉZ, Teodoro. Einstein relativamente fácil: la guía definitiva para entender a Einstein y las teorías que cambiaron nuestra concepción.. Barcelona, SPA: Oceano, 2001.
  • GOTT, Richard J. (Trad.). Viagens no tempo no universo de Einstein. Rio de Janeiro, RJ: Ediouro Publicações S.A., 2001.
  • GRIBBIN, John; GRIBBIN, Mary. Annus Mirabilis: 1905, Albert Einstein, and the theory of relativity. New York, NY: Chamberlain Bros, 2005. 310 p.
  • GRIBBIN, John; GRIBBIN, Mary. Einstein em 90 minutos. São Paulo, SP: Inquérito, 1997.
  • HACYAN, Shahein. Relatividad para principiantes. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica, 1989. 118 p.
  • HEY, Anthony J. G.; WALTERS, Patrick. Einstein's mirror. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1997. xii, 291 p. ISBN 0521435323 (broch.).
  • HIGHFIELD, Roger; CARTER, Paul. The private lives of Albert Einstein. New York, NY: St. Martin Press, 1994.
  • HOFFMANN, Banesh. La relatividad y sus orígenes. Barcelona, SPA: Editorial Labor, 1985. 161 p.
  • HOFFMANN, Banesh. Relativity and its roots. Mineola, N.Y.: Dover, 1983. 161 p.
  • HOFFMANN, Banesh; DUKAS, Helen (Clb.). Albert Einstein, creator and rebel. New York, NY: Viking Press, 1972. xv, 272 p. ISBN 0670111813.
  • HOLTON, Gerald. Ensayos sobre el pensamiento científico en la época de Einstein. Madrid, SPA: Alianza Editorial, 1973.
  • INFELD, Leopold. Albert Einstein: his work and its influence on our world. New York, NY: Charles Scribner's Sons, 1950.
  • INFELD, Leopold. El elegido de los dioses: la historia de Evariste Galois. Buenos Aires, AR: Siglo Veinte, 1974.
  • ISAACSON, Walter; NOGUEIRA, Celso et al. Einstein: sua vida, seu universo. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2007. 675 p. ISBN 9788535911282.
  • JACOB E. SAFRA PHILANTHROPIC FOUNDATION. ; MUZE'ON YISRA'EL (JERUSALEM). Einstein's 1912 manuscript on the special theory of relativity: a facsimile. New York, NY: Banco Safra, 1996. 192 p. ISBN 0807614173.
  • JAMMER, Max. Einstein and religion: physics and theology. Princeton, NJ: Princeton University Press, c1999. 279 p.
  • JEROME, Fred. The Einstein File: J. Edgar Hoover's secret war against the world's most famous scientist. 358 p.
  • KLIKSBERG, Bernardo. Einstein: humannismo y judaísmo. Buenos Aires, AR: Editorial Lumen, 1993.
  • KNOBEL, Marcelo; SCHULZ, Peter (Org.). Einstein: muito além da relatividade. São Paulo, SP: Instituto Sangari, 2010. 191 p. ISBN 9788561477028.
  • KRSTIC, Dord. Mileva & Albert Einstein: their love and scientific collaboration. Slovenia: Didakta, 2004. 248 p.
  • KUZNETSOV, Boris. Einstein. New York, NY: Phaedra, 1970.
  • LANCZOS, Cornelius. Albert Einstein and the cosmic world order. New York, NY: Interscience Publishers, 1965.
  • LANDI, H. Teoría de la relatividad/ de Alberto Einstein ; en qué consiste. Lo que vale. Buenos Aires, AR: Arnoldo Moen, 1922.
  • LEHMANN, J. La teoria de la relatividad de Einstein. Buenos Aires, AR: Siglo Veinte, [1948?].
  • LEHMANN, J. La teoria de la relatividad de Einstein. Buenos Aires, AR: Siglo Veinte, [s. d.].
  • LEPSCKY, Ibi (Ilustr.); CRAIG, Ruth Parlé (Trad.). Albert Einstein. Hauppauge, NY: Barron's Educational Series,
  • LEVINGER, Elma Ehrlich. Albert Einstein. Itália: Arnoldo Mondadori Editore, 1951.
  • MACDONALD, Fiona. Albert Einstein. São Paulo, SP: Globo, 1993. 63 p.
  • MARIANOFF, Dimitri; WAYNE, P. Einstein dans l'intimité. Genève, Switzerland: Jeheber, 1951.
  • MARIANOFF, Dimitri; WAYNE, P. Einstein dans l'intimite´. Genève, Switzerland: Jeheber, [1951].
  • MARIANOFF, Dimitri; WAYNE, Palma (Co-autor); SIMINOVICH, Máximo (Tradutor). Einstein: vida intima de un gran hombre. Buenos Aires, AR: Santiago Rueda, [1946].
  • MCEVOY, J. P.; ZARATE, Oscar. Quantum theory for beginners. New York, NY: ICON Books,
  • MCPHERSON, Stephanie Sammartino. Ordinary genius: the story of Albert Einstein. Minneapolis, Minn.: Carolrhoda Books, 1997. 95 p.
  • MERLEAU-PONTY, Jacques. Albert Einstein: vida, obra y filosofia. Madrid, SPA: Alianza Editorial, 1994.
  • MICHELMORE, Peter. Einstein: profile of the man. London, UK: Frederick Muller Limited, 1963.
  • MICHELMORE, Peter. Einstein, perfil de un hombre. Barcelona, SPA: Editorial Labor, 1968. 238 p.
  • MONTEIRO, Irineu. Einstein: reflexões filosóficas. 3. ed. São Paulo, SP: Martin Claret, 1988. 111 p.
  • MOREUX, Labbé Th. Pour comprendre Einstein. Paris, FR: Librairie Octave Doin, 1922.
  • MOSZKOWSKI, Alexander. Conversations with Einstein. New York, NY: Horizon Press, 1970.
  • MOSZKOWSKI, Alexander. Einstein: einblicke in seine gedankenwelt. Berlin, GER: F. Fontaine & Co., 1922.
  • MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Visitas de Einstein no Rio de Janeiro: a teoria da relatividade no Brasil durante e depois das visitas de Einstein no Rio de Janeiro em 1925. Sobral, CE: UVA, 2005.
  • NEFFE, Jürgen. Einstein: eine biographie. Hamburg, GER: Rowohlt, 2005.
  • NORDMANN, Charles. Einstein et l'univers: une luer dans le mystère des choses. Paris, FR: Hachette, 1921.
  • OVERBYE, Dennis. Einstein in love: a scientific romance. New York, NY: Viking, 2000. 416 p.
  • PAIS, Abraham; PARENTE, Fernando; ESTEVES, Viriato (Trl.). "Sutil é o Senhor...": a ciência e a vida de Albert Einstein. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1982. xvi, 637 p. ISBN 8520906311.
  • PAPP, Desiderio. Einstein y su teoria. Buenos Aires, AR: Progresso y cultura, 1943.
  • PARKER, Barry. O sonho de Einstein: a procura de uma teoria unificada do universo. Lisboa, Portugal: Edições 70, c1986.
  • PATY, Michael. Einstein, ou, A criação científica do mundo. São Paulo, SP: Estação Liberdade, 2018. 151 p.
  • PATY, Michel. Albert Einstein, ou, La création scientifique du monde. Paris, FR: Les Belles Lettres, 1997. 154 p.
  • PEARE, Catherine Owens. Albertt Einstein: a biography for young people. New York, NY: Henry Holt, 1950.
  • PELLANDA, Ério Brazil. As ilusórias teorias da física do século 20. 3. ed., rev. amp. Porto Alegre, RS: Editora AGE, 2009. 87 p. ISBN 857497241X (broch.).
  • PEREIRA, Licínio Chainho. Sob o signo de Einstein: ciência, poesia e cidadania : postulados da sua articulação : na celebração do centenário da Relatividade Restrita de Einstein (1905-2005). São Paulo, SP: EDICON, [s. d.].
  • PRIWER, Shana; PHILLIPIS, Cynthia. O livro completo sobre Einstein: da matéria e energia ao espaço e tempo, tudo o que você precisa para entender o homem e suas teorias. São Paulo, SP: MADRAS, 2004. 267 p
  • QUERIDO profesor Einstein: correspondencia entre Albert Einstein y los niños. Barcelona, SPA: Editorial Gedisa, 2003.
  • QUERIDO professor Einstein: correspondência entre Albert Einstein e as crianças. Porto, PT: Edições ASA, 2005.
  • REGIS, Edward. Who got Einstein's office?: eccentricity and genius at the Institute for Advanced Study. Reading, Mass.: Addison- Wesley, c1987. 316 p.
  • RHYS, Ernest (Ed.). Science: The grammar of science. London, UK: J. M. Dent & Sons, 1943.
  • RICIERI, Aguinaldo Prandini. Einstein no Brasil. São Paulo, SP: Prandiano, 1991.
  • ROBINSON, Andrew. Einstein: os 100 anos da teoria da relatividade. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2005.
  • ROHDEN, Huberto. Einstein: O enigma da matemática. 3. ed. São Paulo, SP: Alvorada, [1980?]. 239 p.
  • RON, José Manuel Sánchez. El origen y desarrollo de la relatividad. Madrid, SPA: Alianza Editorial, 1983.
  • ROSENKRANZ, Ze'ev. Albert through the looking-glass: the personal papers of Albert Einstein. Jerusalem: Albert Einstein Archives, c1998. 156 p.
  • ROSMORDUC, Jean. Uma história da física e da química/ de Tales a Einstein. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1985. 199 p.
  • RUSSELL, Bertrand. ABC da relatividade. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1960. 215 p.
  • RUSSELL, Bertrand; BORGES, Maria Luiza X. de A. (Trad.). ABC da relatividade. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2005. 175 p. ISBN 8571108374 (broch.).
  • SANTOS, Carlos Alberto dos. O plágio de Einstein. Porto Alegre, RS: WS Edito r, 2003.
  • SARAIVA, Mário José (Trad.). Textos fundamentais da fisica moderna. 2. ed. Lisboa, Portugal: Instituto Gulbenkian de Ciência, 1978. 2 v.
  • SARTORY, Aguste; SARTORY, R. Vers le monde d'Einstein. Paris, FR: Librairie Aristide Quillet, [1923]. 172 p.
  • SCHILPP, Paul Arthur (Ed.). Albert Einstein: philosopher-scientist. 3. ed. La Salle, Ill.: Open Court Publishing Company, 1970. xviii, 781 p. (The library of living philosophers ; 7).
  • SCHMIDT, Harry. La prima conoscenza della Relatività dell'Einstein acessible a tutti. Milano, Itália: Ulrico Hoepli, 1922.
  • SCHWARTZ, Jacob T. Relativity in illustrations. New York, NY: Dover, 1989. 117 p.
  • SCHWARTZ, Joseph; MCGUINESS, Michel (Co-autor). Conheça Einstein. São Paulo, SP: Proposta Editorial, 1979.
  • SCHWARTZ, Joseph; MCGUINNESS, Michael. Einstein para principiantes. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1982. 175 p.
  • SEELIG, Carl. Albert Einstein: a documentary biography. London, UK: Staples, Carl, 1956.
  • SOUSA, José Luiz Ribeiro de. Teoria de Einstein (ao alcance de todos). São Paulo, SP: Livraria Élo, 1942.
  • STACHEL, John J. (Ed.). Einstein's miraculous year: five papers that changed the face of physics. New Jersey: Princeton University Press, 1998. 198 p.
  • STACHEL, John J. (Org.). O ano miraculoso de Einstein: cinco artigos que mudaram a face da história. São Paulo, SP: Editora da UFRJ, 2001. 222 p.
  • STERN, Fritz; MALFERRARI, Carlos Afonso (Trad.). O mundo alemão de Einstein. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2004. 408 p. ISBN 9788535904628.
  • SUGIMOTO, Kenji. Albert Einstein: a photographic biography. New York, NY: Schocken Books, 1989. 202 p.
  • SWAAN, Bram de. Albert Einstein: el perseguidor de la luz. Barcelona, SPA: Editorial Andrés Bello, 1994.
  • THE bible according to Einstein: a scientific complement to The Holy Bible for the third millennium. New York, NY: Jupiter Scientific Pub., 1997.
  • THE quotable Einstein. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1992. 269 p.
  • THOMAS, Henry; THOMAS, Dana Lee. Vidas de grandes cientistas. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Globo, 1956. 246 p.
  • TOLMASQUIM, Alfredo Tiomno. Einstein: o viajante da relatividade na América do Sul. Rio de Janeiro, RJ: Vieira & Lent, 2003.
  • TRBUHOVIC-GJURIC, Desanka. Im Schatten Albert Einsteins: das tragische Leben der Mileva Einstein-Maric´. Switzerland, CH: P. Haupt, 1985. 192 p.
  • UM mundo ou nenhum: um relatório ao público sobre o pleno significado da bomba atômica. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2007.
  • VALLENTIN, Antonina. Einstein: a biography by Antonina Vallentin. London, UK: Weidenfeld and Nicolson, 1954.
  • VALLENTIN, Antonina. Le drame d'Albert Einstein. Paris, FR: Librairie Plon, 1954.
  • VEGUILLAS, Luis Navarro. Einstein, profeta y hereje. Barcelona, SPA: Tusquets Editores, 1990. 208 p.
  • VIEIRA, Cássio Leite. Einstein/ o reformulador do universo. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 2019. 190 p. ISBN 9788578661274.
  • VUYLSTEKE, Arthur A. Elements of maser theory. Princeton, NJ: D. Van Nostrand Company, 1960. xiii, 362 p.
  • WHITAKER, Andrew. Einstein, Bohr, and the quantum dilemma. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 349 p.
  • WHITE, Michael; GRIBBIN, John. Einstein: a life in science. London, UK: Simon & Schuster, 1993.
  • WHITROW, G. J. Einstein: el hombre y su obra ; traducción de Julieta Campos. México, D.F.: Siglo Veinte, 1969.
  • WOLFSON, Richard. Simplesmente Einstein: a relatividade desmistificada. São Paulo, SP: Globo, 2005. 325 p.