Espaço-Tempo: 70 anos do CBPF

A exposição Espaço-Tempo: 70 anos do CBPF é a iniciativa do Núcleo de Informação C&T e Biblioteca – NIB para comemorar a trajetória de uma instituição de pesquisa, onde o Espaço-tempo como fenômeno da natureza, traduz-se em contar histórias e transformá-las em sucesso.

Celebrando o Passado

A memória é construída por heranças simbólicas do tempo, contada no tempo presente. Contar uma história torna-se um ritual coletivo, no qual cada um, costura suas lembranças de diferentes modos e sentimentos. Foi através desses diferentes olhares, que escolhemos contar a nossa história através dos recortes de jornais e revistas, objetos e equipamentos antigos, e um filme histórico sobre o instituto.

Realizando o Presente

Através dos seus grupos de pesquisas, o CBPF, vem cada vez mais atraindo jovens cientistas que buscam atuar em diferentes linhas de pesquisas. Por meio da diversidade em conhecimento científico, o CBPF, vem cumprindo com excelência sua missão na fronteira das ciências físicas e áreas correlatas, contribuindo sensivelmente para o desenvolvimento da ciência brasileira e internacional.

Construindo o futuro

O futuro significa colocar a informação e sua automação em contato direto com o usuário. O desenvolvimento de um portal dinâmico, vivo e inovador, que tenha capacidade de atrair usuários regulares é um dos objetivos a seguir. Outro ponto importante é a utilização de tecnologias atuais empregadas em Internet of Things – IoT para monitoramento e controle de dispositivos. Dentro desta linha de desenvolvimento de sistemas especialistas, o Laboratório de Informações e Instrumentação IoT – Lab3I terá atuação na pós-graduação, escolas e no desenvolvimento de soluções para o NIB e CBPF.